20 de janeiro de 2011

Falando Sério - Brasil Corrupto


Provavelmente você ja deve ter ouvido falar de uma cidade paradisiaca onde bandidos e politicos são um só, e onde a justiça é dada por eles chamada brasília... No caso, o país inteiro esta contaminado com "isso". Obviamente você deve ter ouvido falar das enchentes que mataram centenas de pessoas no rio de janeiro e algumas que botaram pra quebrar em são paulo (quebrar barracos, pontes, avenidas) e que fizeram a maior cidade do pais parar de uma vez ( em três horas de chuva ). Quando se pensa em um país com os mais diversos cenarios, tanto naturais quanto de arquitetura, pensamos no Brasil, onde se reunem nações de todo mundo, dos mais pacificos aos mais hostís (argentinos), você deve pensar que essa União de culturas no país também trouxe avanços para o país, e que enchentes estão sempre sobre controle.... se pensou isso é porque você é retardado não tem noção da real situação nem da dimensão do que esta acontecendo.

Quando um turista pensa no Brasil ja pensa no Rio de Janeiro e sua praia com mulheres bonitas e semi-nuas, com prostitutas a cada esquina e com um grupo de samba em todos os bares, digo, restaurantes, e que a comida da bahia é padrão no país inteiro. E quando se pensa em São Paulos, pensam numa cidade onde apenas executivos de terno e gravata perambulam pela cidade, com seus carros de luxo, e quando pensam em chuva, imaginam uma gároa fraca e depois um céu aberto sem poluição.... Mas quando se é brasileiro, quando se pensa no Rio de Janeiro, imaginam-se arrastões a cada meia hora, fezes flutuando na água, traficantes e prostitutas (só não muda as prostitutas) a cada esquina, e quando pensamos em são paulo, pensamos em um lugar cheio de favelas com um centro favorecido, onde para se trabalhar tem que enfrentar as forças da natureza, e as dos impostos.

No exterior, quando pensa-se no Brasil, pensa em um país belo e com uma economia que promete crescer, com investimentos em sua população e sua cultura, além se se imaginar que pelo brasil ser uma das potencias do futebol (577 atletas atuam nas ligas europeias), deve-se pensar que o país faz altos investimentos, tanto no esporte, quanto na educação.
Mas tudo é distorcido por um governo desordenado e descontrolado, que apenas cria juros e impostos para seus proprios habitantes. Impostos são criados originalmente para produtos de fora não serem tão acessiveis para o consumidor, para fortalecer uma suposta industria nacional. Agora fica a pergunta: Se existe uma industria de games, eletronicos ou de automoveis "nacional", por que vemos apenas produtos de marcas internacionais na Televisão? Mesmo com empresas instaladas no país, vemos apenas marcas Americanas, Francesas, Alemãs, Espanholas ou Japonesas (nada contra, apenas ilustrativo).
E quanto a infraestrutura? Com poucos predios conhecidos, e devidamente planejados, sobram aréas que são chamadas pelo governo de "aréas invadidas", que pessoas constroem irregularmente em aréas de risco. Mas se as aréas consideradas seguras custam por metro quadrado, e são realmente caras ( podendo passar dos 100 mil com 2 quartos ), a opção que sobra são aréas que estão desocupadas perto de vias de trasporte, como avenidas ou até mesmo rodovias, são perigosas, mas que estão mais viaveis do que as aréas pagas.
Mas a mágica acontece na chuva: os problemas da prefeitura e do governo desaparecem quando algum rio ou corrego trasborda e arrasta inumeros barracos e casas que teriam de ser demolidas, correto? Não. Com o crescimento desenfreado da população, que vem do país inteiro atráz de emprego e melhores condições para suas familias, mas o que encontram são condições desumanas de habitação, e impostos que não existem em nenhuma parte do planeta. Além de conviver com problemas de habitação e com salarios que não compensam a jornada de trabalho, que muitas vezes se estende por muito tempo, com contas de luz e agua, aluguel, compras de supermercado, e para os que possuem carro, impostos que deveriam ser utilizados para melhoras nas vias de trasporte e para condições de habitação, apenas o que se vê são impostos que não retornam para o bolso do trabalhador, e nem são vistos em forma de melhorias. Despoluição dos corregos, canalização e tratamento dos esgotos deveria ser padrão de todas as cidades, mas tudo isso é jogado em rios e lagos, que no final do trajeto são dispersados do oceano, contaminando a vida marinha com lixo toxico e que poderia ter sido reciclado. A despoluição e o tratamento tanto do rio Tietê, como também o pinheiros, os mais poluido de são paulo, custaria algo em torno de 3 a 4 bilhões de reais, que se funcionace 100%, poderia trazer mais turistas ao país, além de trasformar em um gigantesco parque que atravessa a cidade. Mas por falta de controle, isso fica inviabilizado pelo porte da cidade de são paulo, que quando chove muito, faz o rio transbordar
com muita facilidade, arruinando todo o comercio, empresas e residencias que ficam proximas ao rio, além de parar quase que por definitivo o transito da capital, interditando as vias de acesso da cidade.

Tem uma rodovia ali em baixo, ta vendo?
Enquanto isso no lustre do castelo Rio de Janeiro, temos o maior desastre natural ja visto no brasil, com mais de 5 cidades devastadas ou completamente destruidas, com um numero de mortos que pode chegar a mais de mil, e o governo "apenas" espressa seus sentimentos pelas vitimas e disponibilizou apenas 300 reais para auxilio aluguel,( num pais que teve almento dos alugueis para mais de 480 reais, não dá pra alugar nem um barraco ), e coleta doações de todo o pais, quando o correto para evitar desastres como esse, deveriam ser feitos planejamentos de aréa. "Deixar a area quando sua casa estiver em area de risco", mas e quando você não tem para onde ir, e tudo o que você conquistou com seu salario em toda sua vida estão nesta casa? Você abandonaria, sabendo que ainda faltam prestações a sere pagas, e que a prefeitura vai destruir tudo se você sair dali? Ou você ira seguir as indicações de pessoas que falam na televisão, pessoas que tem mais de uma casa, milhões no banco e que não tem local fixo?. O correto é pensar primeiro na familia, evacuar o local, mas quando se tem toda uma vida em um lugar onde se você for embora, mesmo com o "auxilio" que o governo federal dá, você se tornaria um mendigo em outro estado, pois vivemos em um pais que usam papeis para garantir que a pessoa me questão concluiu seus estudos.
Soluções são poucas, realmente inuteis quando pensa-se nas proporções de um pais em desenvolvimento, planejamento é impossivel, nesse caso, seriam gastos trilhões para organizar toda a população de uma maneira onde pudesse-se organizar e prevenir acontecimentos, almentar o salario minimo e não almentar impostos, pois mesmo tendo almentado 45 reais nos ultimos meses, os impostos impossibilitam o crescimento urbano e a modernização da população,que necessitam também de trasportes publicos mais acessiveis. Enquanto não são tomadas  medidas para evitar tais tragedias, temos que conviver com a morte e com a miseria, em pais como esse, onde não existe "meio" entre a riqueza e a pobreza.

Nenhum comentário:

Porque tão delicioso....